Ministra espanhola visita favela no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 24 mar (EFE).- A ministra da Habitação da Espanha, Beatriz Corredor, visitou hoje a favela Dona Marta, onde o cantor Michael Jackson gravou um videoclipe e que também já foi visitada pela cantora Madonna.

EFE |

Corredor, que participa do 5º Fórum Urbano Mundial das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, percorreu algumas das ruas da comunidade e se interessou pelas condições de vida da população local.

O morro Dona Marta se transformou em uma favela-modelo, já que foi a primeira a contar com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e com serviço de internet sem fio gratuito.

A UPP recuperou a presença do Estado na região e expulsou os narcotraficantes que dominavam o morro, com os quais os assessores de Michael Jackson tiveram que negociar para gravar um clipe do artista.

Corredor visitou o Dona Marta acompanhada do presidente da associação de moradores local, José Mario Hilario, e de Antonio Carvalho, comandante da divisão da Polícia Militar encarregada de controlar a vizinhança.

Embora a visita não estivesse em sua agenda oficial, a ministra espanhola quis conhecer o projeto de reabilitação que começou a ser implantado na favela desde a intervenção policial no ano passado.

Após a ocupação e a expulsão dos narcotraficantes, os próximos passos são melhorar aspectos como as instalações de serviços básicos, infraestrutura e educação.

Corredor está participando do Fórum Urbano da ONU, no qual autoridades de vários países e instituições debatem a distribuição das cidades e a necessidade de integrar os seus habitantes, especialmente os mais pobres. EFE af/pb-sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG