Ministério da Saúde reporta 10º caso da gripe no país

Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- O Ministério da Saúde confirmou um novo caso da gripe suína no país, com o que já são dez os portadores do vírus AH1N1, oito dos quais já se recuperaram.

EFE |

O décimo caso foi confirmado no Rio de Janeiro em um paciente que viajou aos Estados Unidos em 14 de maio e voltou no dia 21, informou o ministério em comunicado.

O paciente buscou ajuda médica três dias depois por apresentar sintomas típicos da doença, como tosse seca, dor de cabeça e febre alta, mas está sob tratamento e se recupera bem, acrescenta o texto.

De acordo com o ministério, as pessoas que tiveram contato com algum dos dez doentes confirmados no Brasil recebem acompanhamento médico para evitar a propagação da doença.

"O Ministério da Saúde considera que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus AH1N1, uma vez que, até o momento, foram detectados somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional)", ressaltou o comunicado.

As autoridades de saúde acompanham ainda o caso de 16 pessoas suspeitas de ter contraído o vírus e descartaram, até agora, 315 ocorrências examinadas.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE joc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG