Mineiros chilenos iniciarão programa com 'personal trainer'

Treinador guiará exercícios por meio de TV instalada por fibra ótica

AFP |

Os mineiros presos no norte do Chile começarão na segunda-feira um programa de exercícios físicos de uma hora diária com o apoio de um "personal trainer" que os guiará pelo sistema de TV recentemente instalado, disse o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.

Neste domingo, "fechamos um treinamento físico, uma atividade importante para prepará-los para o resgate", disse Mañalich em coletiva de imprensa. É necessário que os trabalhadores estejam "em ótimo estado físico", completou.

Para isso, haverá um treinador que os guiará a partir do exterior. "O 'personal trainer' ficará em cima, mostrando vídeos e desenhando um programa através da televisão" instalada por fibra ótica a partir da superfície, explicou.

Os exercícios "serão de uma hora todos os dias, a partir de amanhã" (segunda-feira), destacou.

O ministro da Saúde disse também que a atual etapa "é a mais difícil para os mineiros". "Por volta da quarta ou quinta semana de confinamento, aparecem angústias, vão ter altos e baixos, mas estamos preparados para manter o ânimo dos mineiros", afirmou.

Mañalich apresentou, durante coletiva de imprensa, o almirante Andrés Forzo, que está encarregado do desenho da cápsula na qual os mineiros serão içados ao exterior caso o túnel que está sendo cavado até eles seja concluído.

"Fomos enviados pelo presidente Sebastián Piñera para construir o veículo de resgate", disse Forzo.

Será "essencialmente uma cápsula, um cilindro que deve ter resistência estrutural para transportá-los por 700 metros", explicou.

Para isso, completou, deverá proporcionar à pessoa que transporta "oxigênio, um sistema de monitoramento de sinais vitais, luz e um sistema de resgate caso a cápsula tenha algum problema durante a operação". 

    Leia tudo sobre: Chilemineirospersonal trainer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG