UE diz que vai combater a pirataria na Costa da Somália" / UE diz que vai combater a pirataria na Costa da Somália" /

Militares franceses capturam nove piratas no golfo de Áden

Paris, 23 out (EFE).- Militares da Marinha francesa em missão no golfo de Áden detiveram nove piratas somalis em duas embarcações, nas quais apreenderam armamento pesado e material de abordagem. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/10/02/ue_diz_que_vai_combater_pirataria_na_costa_da_somalia_1967226.htmlUE diz que vai combater a pirataria na Costa da Somália

EFE |

O Ministério da Defesa francês afirmou em comunicado que seus militares entregaram hoje os piratas às autoridades somalis, capturados nas águas internacionais a 100 milhas náuticas (185 quilômetros) do litoral do país africano.

O Departamento de Defesa francês ressaltou que as autoridades da Somália comprometeram-se a levar os detidos à Justiça e "deram ao governo francês todas as garantias" de que o trato a estes prisioneiros será feito "conforme as convenções internacionais".

No final de setembro, seis piratas somalis foram transferidos à França para serem julgados pelos militares franceses que os tinham capturado por sequestrar, no início do mesmo mês, um casal de franceses que navegava pela região em um veleiro.

Os militares franceses conseguiram libertar o casal, numa operação na qual mataram um dos piratas.

Após essa operação, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, relançou a idéia de uma missão militar internacional, com navios e aviões, para combater a pirataria marítima na costa da Somália.

Leia mais sobre: pirataria na Somália

    Leia tudo sobre: somália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG