Militares chineses e taiuaneses se encontrarão no Havaí em agosto

Taipé, 30 mar (EFE).- Representantes militares de Taiwan e China realizarão seu primeiro encontro formal no final deste ano no estado americano do Havaí, revelou hoje um militar taiuanês que pediu para que seu anonimato fosse mantido.

EFE |

O histórico encontro foi negociado por um grupo ligado ao Comando Militar Americano do Pacífico e vem à tona após o anúncio taiuanês, no último dia 9, de criar um organismo extra-oficial encarregado de fazer contatos militares com Pequim.

Segundo o militar taiuanês, o Centro de Estudos de Segurança da Ásia e do Pacífico organiza em agosto um curso de uma semana para "altos executivos", ao qual estão convidados oficiais do Ministério da Defesa de Taiwan e do Exército Popular de Libertação chinês.

O jornal taiuanês "Lianhe Bao" publicou hoje que o curso inclui treinamento em segurança regional e gerenciamento de crise.

O Centro de Estudos de Segurança da Ásia e do Pacífico foi fundado em 1995 pelo Comando Militar Americano do Pacífico para facilitar os intercâmbios multilaterais.

A chegada ao poder do presidente taiuanês Ma Ying-jeou, em maio de 2008, marcou uma distensão no conflito político entre China e Taiwan.

Pequim considera que a ilha está sob seu domínio e não descarta o uso da força para conseguir a unificação, enquanto que Taipé afirma sua soberania. EFE flp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG