Militar dos EUA diz que Al Qaeda está ativa apenas no norte do Iraque

Cairo, 21 out (EFE) - O porta-voz das tropas da coalizão multinacional no Iraque, general Patrick Driscoll, disse hoje que a organização terrorista Al Qaeda atualmente está ativa apenas na região de Mossul, no norte do Iraque.

EFE |

"Atualmente, a Al Qaeda se encontra em um estado de fuga, após ter sido perseguida pelas forças iraquianas e da coalizão, por isso agora só permanece em Mossul", disse o militar americano em entrevista à televisão catariana "Al Jazira".

Ele lembrou que nessa cidade e em seus arredores -localizada cerca de 450 quilômetros ao norte de Bagdá - ocorre uma campanha de segurança contra os redutos dessa organização terrorista.

Driscoll afirmou ainda que os líderes e combatentes da Al Qaeda entram no Iraque da vizinha Síria.

Além disso, destacou que a situação de segurança no Iraque teve um progresso que propicia a reabertura de embaixadas e o reatamento de visitas oficiais de dirigentes estrangeiros.

"As últimas visitas do rei da Jordânia, Abdullah II, e os primeiros-ministros da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e do Líbano, Fouad Siniora, são indicadores positivos da situação no Iraque", ressaltou o porta-voz. EFE aj/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG