Islamabad, 4 nov (EFE) - O chefe do Estado-Maior do Exército britânico do Ar, Jock Stirrup, afirmou hoje que o Reino Unido respeita a soberania do Paquistão e pediu melhoras na coordenação entre as Forças Armadas paquistanesas e as tropas internacionais destacadas no Afeganistão para combater os insurgentes.

Stirrup se reuniu hoje em Rawalpindi com o chefe da cúpula militar paquistanesa, o general Tariq Majid, para analisar a situação de segurança na região e o progresso na cooperação bilateral em matéria de defesa, segundo um comunicado do Exército.

O militar britânico expressou "respeito para com a integridade territorial e a soberania (do Paquistão), e ofereceu aumentar a ajuda para o treinamento e desenvolvimento das forças de segurança", informa a nota.

A visita de Stirrup coincide com a do chefe do Comando Conjunto Central americano, David Petraeus, que se reuniu com os principais dirigentes paquistaneses.

Os líderes do Paquistão expressaram a Petraeus sua preocupação com os ataques supostamente realizados pelas tropas dos Estados Unidos destacadas no Afeganistão nas regiões tribais.

Na reunião, Majid elogiou a cooperação militar do Reino Unido, e destacou a "necessidade de tomar medidas mais contundentes" entre Paquistão, Afeganistão e as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com o objetivo de proteger a fronteira afegã-paquistanesa.

Em sua visita ao Paquistão, Stirrup não se reuniu com o chefe do Exército nacional, Ashfaq Kiyani, que partiu hoje em viagem oficial à Turquia e à Arábia Saudita. EFE igb/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.