Militantes pacifistas protestam contra bloqueio de Gaza

Centenas de militantes pacifistas se manifestaram nesta quinta-feira dos dois lados da fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza para protestar contra o bloqueio imposto pelas autoridades israelenses ao território palestino.

AFP |

"Trata-se de uma manifestação pacífica que tem como objetivo expressar a solidariedade da comunidade internacional com o povo palestino que está sofrendo em Gaza", declarou à AFP Amjad al-Shawa, um dos organizadores do protesto.

Um grupo de 84 militantes de ONG internacionais chegou ontem à noite a Gaza em procedência do Egito para participar de uma marcha de solidariedade no primeiro aniversário da ofensiva israelense contra o território palestino.

Cerca de 1.400 militantes de ONG internacionais de 43 países deviam participar do evento, mas o Egito só liberou a passagem de uma centena de pessoas.

Acompanhados de algumas centenas de palestinos, estes militantes foram para o terminal de Erez, o principal ponto de passagem entre Israel e a Faixa de Gaza.

Entre eles, um pequeno grupo de judeus ultraortodoxos antisionistas segurou uma faixa com a inscrição: "Sim ao judaísmo, não ao sionismo. O Estado de Israel deve desaparecer".

Do lado israelense do terminal de Erez, dezenas de manifestantes israelenses e estrangeiros ergueram bandeiras palestinas e faixas pedindo "Liberdade para Gaza".

O movimento radical islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, aprovou a vinda dos militantes internacionais.

"Não estamos sozinhos em Gaza. Temos muitos amigos fora da Palestina que vieram hoje protestar contra o sítio de Gaza, contra a ocupação israelense, contra os crimes israelenses em Gaza e em toda a Palestina", declarou o porta-voz do Hamas em Gaza, Taher al-Nunu.

No Cairo, policiais egípcios agrediram militantes de ONG internacionais reunidos para participar de uma "marcha da liberdade para Gaza". Um manifestante foi ferido, segundo os organizadores.

az/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG