Militantes do PT criticam posição do partido sobre Gaza

Militantes do PT divulgaram um abaixo-assinado, nesta sexta-feira, protestando contra o teor do comunicado oficial do partido sobre o conflito na Faixa de Gaza, emitido em 4 de janeiro. A nota, assinada pelo presidente da legenda, Ricardo Berzoini, e pelo secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, lamenta as milhares de vítimas do confronto e chama as ações de Israel de terrorismo de Estado.

Redação |


Para os militantes, a nota "posiciona equivocadamente o PT em relação a um conflito de notável complexidade", por ignorar a posição do partido de "defesa da coexistência pacífica dos povos", banalizar e distorcer o nazismo, não registrar a condenação ao terrorismo e não afirmar o reconhecimento do direito de existência de Israel.

Os militantes dizem, ainda, que a nota não segue a posição equilibrada do governo brasileiro sobre a questão e "queima, ao invés de construir, pontes para o entendimento."

Na nota assinada por Berzoini e Pomar, o PT diz não aceitar a justificativa israelense para os ataques, a de que estaria agindo em defesa própria. "Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista: Lídice e Guernica são dois exemplos disso", cita o comunicado.

"Feitos sob pretexto de 'combater o terrorismo', os ataques de Israel terão como resultado alimentar o ódio popular e as fileiras de todas as organizações que lutam contra os EUA e seus aliados no Oriente Médio, aumentando a tensão mundial", acrescenta o texto. "O PT reafirma, finalmente, seu integral apoio à causa palestina."

Até o momento, os seguintes petistas assinaram o comunicado de protesto: Alberto Kleiman, Alexandre Padilha, Alfredo Schechtman, Aloizio Mercadante, Ana Copat Mindrisz, Carlos Minc Baumfeld, Clara Ant, Denise Rosa Lobato, Diogo de SantAna, Edna Cassimiro, Esther Bemerguy de Albuquerque, Fernando Haddad, Fernando Kleiman, Itajaí Oliveira de Albuquerque, Ivo Bucaresky, Ivone de Santana, Jaques Wagner, José Genoino, Luciano Pereira da Silva, Marcelo Behar, Marcelo Zero, Marcos Damasceno, Maria Luíza Falcão, Marta Suplicy, Mauricio Mindrisz, Nadia Somekh, Paul Israel Singer, Paulo Moura, Paulo Vannuchi, Pedro Vieira Abramovay, Rômulo Paes de Sousa, Sergio Gusmão Suchodolski, Suzanne Serruya, Tarso Genro, Thiago Melamed de Menezes, Vitor Sarno.

Leia mais sobre: Oriente Médio

    Leia tudo sobre: gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG