Evening Standard - Mundo - iG" /

Milionário russo se torna acionista majoritário do Evening Standard

Londres, 21 jan (EFE).- O oligarca russo e ex-agente da KGB Alexander Lebedev comprará o jornal londrino Evening Standard pelo valor simbólico de uma libra (1,06 euro), informou hoje a editora da publicação The Daily Mail & General Trust (DMGT).

EFE |

Esta é a primeira vez que um periódico britânico passa às mãos de um multimilionário russo.

A editora informou que o oligarca russo -um dos homens mais ricos do mundo- será o acionista majoritário do "Evening Standard", que passará para as mãos da Evening Press, uma companhia formada por Lebedev e por seu filho Evgeny Lebedev.

No entanto, uma divisão da DMGT, a Associated Newspapers, ficará com 24,9% da participação no jornal.

O milionário já tinha admitido que usava o periódico para procurar informação quando trabalhava como espião em Londres.

Diante do temor sobre os eventuais problemas que poderiam surgir em matéria editorial, a DMGT informou hoje que o "Evening Standard" estabelecerá um novo comitê para "garantir o princípio de independência editorial".

Já Lebedev deixou claro hoje que é um grande defensor da liberdade de imprensa.

"Apoiamos firmemente uma imprensa livre e independente e somos grandes admiradores do 'Evening Standard' como ícone jornalístico, com os comentários e ótimo jornalismo", disse o empresário.

O diretor de Finanças da DMGT, Peter Williams, disse hoje que o "Evening Standard" estava com problemas financeiros há anos devido à queda da receita.

"Estamos comprometidos a fortalecer a capacidade de concorrência do periódico e queremos trabalhar com a Associated (Newspapers), que seguirá envolvida (no rotativo) como acionista minoritário", disse.

O presidente da DMGT, lorde Rothermere, manifestou hoje sua satisfação por ter sido proprietário do periódico. EFE vg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG