Milicianos da pró-russa Ossétia do Sul assumem controle de povoado georgiano

Milicianos da regiao separatista georgiana pró-russa da Ossétia do Sul assuiram o controle do povoado georgiano de Perevi até então em mãos dos militares russos e isso pode provocar a fuga de centenas de habibantes, assinalaram neste sábado os dirigentes de Tbilisi.

AFP |

Perevi é um município de 1.100 habitantes situado na zona adjacente a oeste da Ossétia do Sul e que estve sob controle russo desde a guerra russo-georgiana de agosto passado.

Ainda não informações sobre atos de violência, informou o porta-voz do ministério georgiano do Interior, Chota Utiachvili, afirmando ainda que as autoridades de Tbilisi temem a fuga dos habitantes locais.

Utiachvili enfatizou que as autoridades georgianas não vão intervir e informaram o ocorrido aos observadores da União Européia (UE) mobilizados na Geórgia.

A Geórgia tentou retomar o controle da Ossétia do Sul na madrugada de 8 de agosto, provocando uma intervenção millitar russa em seu território e uma guerra-relâmpago de cinco dias.

No final de agosto, Moscou reconheceu a independência unilateralmente proclamada da Ossétia do Sul e da Abkházia.

Segundo um acordo de cessar-fogo entre Rúsia e Geórgia, patrocinado pela UE, as tropas russas abandonaram a Geórgia, mas se mantiveram em ambos territórios separatistas georgianos.

Tbilisi acusou Moscou de não respeitar o cessar-fogo ao manter tropas em Perevi, que fica na Geórgia, e Ajalgori, uma parte da Ossétia do Sul sob controle georgiano antes da guerra de agosto.

im-mm/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG