estar pronta para envio de força de paz à Geórgia - Mundo - iG" /

Miliband: UE deve estar pronta para envio de força de paz à Geórgia

Bruxelas, 13 ago (EFE).- O ministro de Exteriores britânico, David Miliband, considerou hoje que a União Européia (UE) deve estar pronta para o possível envio de uma força de paz à Geórgia, mas disse que, antes de tomar uma decisão assim, os países-membros devem avaliar a situação e conhecer a análise da Presidência do bloco.

EFE |

Miliband se expressou assim em declarações aos meios / mídia / imprensa de comunicação antes de assistir ao encontro extraordinário de titulares de Exteriores da UE para discutir o conflito entre Rússia e Geórgia, em torno da região separatista georgiana da Ossétia do Sul.

Na opinião do ministro britânico, os países-membros devem enviar hoje uma mensagem clara de que "o uso da força não é a maneira mais adequada de resolver as disputas internacionais".

Ressaltou que a violência vivida nos últimos dias na Geórgia "é completamente inaceitável" e, embora tenha admitido que há acusações sérias de crimes de guerra contra as tropas georgianas, insistiu em que a entrada de tanques russos além das fronteiras da Ossétia do Sul "é uma lembrança de épocas que queríamos esquecer".

Miliband insistiu em que a atuação das tropas russas na Geórgia "é algo que impressionou muita gente", e reiterou que não é possível resolver assim o conflito na Ossétia do Sul.

O ministro britânico se mostrou satisfeito, em qualquer caso, com o papel da diplomacia internacional no conflito, especialmente das Presidências francesa da UE e finlandesa da Organização para a Cooperação e a Segurança na Europa (OSCE). EFE epn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG