Miliband nega que vá desafiar Brown para liderar Trabalhismo

Londres, 30 jul (EFE).- O ministro de Exteriores britânico, David Miliband, negou hoje que planeje uma campanha para suceder o primeiro-ministro, Gordon Brown, como líder trabalhista, após publicar um artigo no qual parecia se posicionar para substituir o correligionário.

EFE |

"Não, não estou fazendo campanha para outra coisa que não seja um Governo trabalhista bem-sucedido", disse Miliband em entrevista coletiva conjunta com o chanceler italiano, Franco Frattini.

"Gordon pode nos liderar até as próximas eleições (gerais, previstas para 2010) e ganhá-las? Sim. Estou completamente certo disso", afirmou o chefe da diplomacia britânica.

Em artigo publicado hoje no jornal "The Guardian", Miliband faz um apelo público para que o Governo realize mudanças "radicais" se quiser conquistar seu quarto mandato eleitoral.

Embora o responsável de Exteriores não mencione uma única vez o primeiro-ministro no artigo, os especialistas não duvidam de que Brown, em queda livre nas pesquisas e cuja liderança é cada vez mais discutida dentro de seu partido, é o destinatário final.

Há dois anos, alguns companheiros trabalhistas tentaram convencer o chanceler britânico a desafiar Brown pela liderança do partido, após a retirada forçada de Tony Blair.

Ele é visto por muitos como o único político trabalhista capaz de enfrentar, com algumas possibilidades de vitória o líder do Partido Conservador, David Cameron, nas próximas eleições gerais.

No entanto, o titular de Exteriores, um jovem político de 43 anos que, em pouco tempo, se transformou em uma estrela dentro do Trabalhismo, atribuiu hoje o artigo à "sensação de fatalismo" que vive o partido, após ser derrotado na eleição parcial realizada na semana passada em Glasgow (Escócia).

Apesar do "péssimo resultado" obtido nesse pleito, Miliband insistiu em que Brown é um "bom líder" que comandará a legenda nas próximas eleições gerais. EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG