Milhões de chineses começam a se deslocar para as festas de Ano Novo

Pequim, 31 jan (EFE).- As autoridades de Transportes da China começaram a campanha do trânsito anual do Ano Novo Lunar e a tradicional Festa da Primavera, um período festivo no qual estão previstos 2,540 bilhões de deslocamentos em todo o país.

EFE |

O número deste ano supera em 7,7% o de 2009, segundo dados compilados por oito ministérios chineses para preparar os meios de transporte para o Ano Novo.

O porta-voz do Ministério de Transporte, He Jianzhong, assinalou que estão previstos 2,270 bilhões de deslocamentos por estrada, com um aumento anualizado de 7,5%, e 32 milhões de deslocamentos por via fluvial, que representa aumento de 3,6%.

He acrescentou que "as autoridades porão em serviço um total de 820 mil ônibus e 20 mil navios, e proporcionarão ônibus adicionais segundo as mudanças registradas no fluxo de passageiros".

A Festa da Primavera é uma festividade asiática similar ao Natal no Ocidente em seu sentido familiar e consumista, por isso que milhões de imigrantes e estudantes que vivem nas grandes cidades retornam a seus lugares de origem para se reunir com seus parentes no país mais povoado do mundo.

Segundo o cálculo lunar, o novo ano será o de 4707 para os chineses. EFE mmp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG