WASHINGTON - Milhões de pessoas foram para a capital americana, Washington, para acompanhar a cerimônia de posse do 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Já no amanhecer a esplanada em frente ao Capitólio da capital americana ficou tomada pelos fãs do presidente eleito, que deve fez seu juramento às 12h, hora local (15h em Brasília). http://tvig.ig.com.br/70985/primeiro-discurso-de-barack-obama.htm target=_topAssista ao discurso de Obama.

Cerca de dois milhões de pessoas acompanharam a cerimônia em Washington. Telões foram espalhados na esplanada para que todos pudessem ver os detalhes do evento.

O serviço meteorológico dos Estados Unidos previa temperaturas em torno de -7ºC, com possibilidade de chuvas e até de neve pela tarde, em um dia em que as autoridades da capital se prepararam para a chegada de mais de dois milhões de pessoas para a sucessão presidencial.


Milhares lotam a frente do Capitólio / AP

Missa

No discurso de cerca de 20 minutos, após o juramento, Obama pediu uma nova era de responsabilidade nos Estados Unidos.

O presidente eleito e a mulher Michelle começaram o dia indo às 9h a uma missa privada na igreja de São João juntamente com seu vice, Joe Biden, e sua esposa.

Cerca de uma hora depois, ele seguiu para a Casa Branca, onde se encontrarou com o atual presidente, George W. Bush.

Em seguida, Bush e seu vice, Dick Cheney, seguiram com Obama e Biden até o Capitólio. Lá, primeiramente Biden foi empossado, depois o presidente eleito.

Durante o juramento, o presidente eleito leu um texto breve de 35 palavras: "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir escrupulosamente as funções de presidente dos Estados Unidos, e, em toda a medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.