Milhares protestam contra governo na Tailândia

Milhares de manifestantes saíram às ruas da capital tailandesa, Bangcoc pedindo a renúnica do primeiro-ministro Samak Sunaravej e de seu governo. Os manifestantes cercaram prédios públicos e ocuparam o canal de televisão estatal.

BBC Brasil |

    Os protestos foram organizados pela Aliança do Povo pela Democracia (PAD), um grupo nacionalista que acusa o atual governo de ser aliado do ex-premiê Thaksin Shinawatra, a quem o grupo se opõe.

    Segundo o correspondente da BBC em Bangcoc Jonathan Head, a aliança argumenta que as eleições democráticas causaram corrupção e prejudicaram a eficiência do governo do país.

    Head ressalta ainda que o grupo quer que os militares tenham um papel determinado dentro do governo para atuar como "juizes" na política tailandesa e pedem que o parlamento seja formado por indicação, e não através de eleições.

    O primeiro-ministro, Samak Sundaravej, nega as acusações do PAD e afirma que assumiu um mandato democrático desde as eleições de dezembro.

    No entanto, o correspondente da BBC destaca que, apesar de sua confiança, Sundaravej não parece capaz de desequilibrar o movimento da oposição.

    Leia mais sobre: Tailândia

      Leia tudo sobre: tailândia

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG