Ike - Mundo - iG" /

Milhares fogem do Texas por chegada de Ike

Washington, 11 set (EFE).- As autoridades da área de Houston e do sudeste do Texas ordenaram hoje a evacuação de centenas de milhares de cidadãos perante a chegada do furacão Ike, que se movimenta lentamente pelas águas do Golfo do México em direção a este estado americano.

EFE |

"Ike" pode passar de furacão de categoria dois para três ou quatro nas próximas 24 a 48 horas, exatamente quando está previsto que atinja o sul da Ilha de Galveston, próxima a Houston.

"É uma grande tempestade; não posso enfatizar o suficiente o perigo que enfrentamos", advertiu o governador do Texas, Rick Perry, em coletiva de imprensa.

O furacão "vai causar danos substanciais, blecautes e inundações maciças", acrescentou.

Os meteorologistas emitiram um aviso de furacão a partir de Morgan City, na Louisiana, até a baía de Baffin, no Texas.

Perry, que emitiu uma declaração de zona de desastre para 88 condados, mobilizou 7.500 membros da Guarda Nacional para responder de maneira adequada ao impacto de "Ike".

A Guarda Litorânea também está preparada para atuar, da mesma forma que o Grupo de Intervenção.

O administrador da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema), David Paulison, explicou hoje em coletiva de imprensa que foram armazenados cerca de 5,1 milhões de litros de água, mais de quatro milhões de pacotes de comida preparada, aproximadamente 270 mil leitos e mais de 100 geradores de energia.

De acordo com Paulison, está previsto que na área afetada por volta de 3,5 milhões de pessoas sejam evacuadas, mas por enquanto não estava claro quantas pessoas já tinham começado a fugir de "Ike".

Além disso, mais de 1.300 presos de uma prisão em Cuero foram transferidos para outras instalações penitenciárias em Beeville e Kennedy, e outros 597 prisioneiros foram levados de San Diego para Dilley, segundo o escritório de Perry.

O secretário do Departamento de Segurança Nacional, Michael Chertoff, pediu hoje aos texanos que considerem esta tempestade "superficial".

"Isto não é um jogo. É uma tempestade grande, poderosa e traz uma grande quantidade de água", acrescentou.

Por isso, pediu aos cidadãos que cumpram as ordens das autoridades.

O Congresso suspendeu suas sessões de sexta-feira para permitir aos legisladores do Texas retornarem às suas casas e apoiarem os esforços de evacuação. EFE cai/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG