Milhares em manifestação em apoio ao Governo do Irã, diz imprensa

Teerã, 29 dez (EFE).- Milhares de partidários do Governo iraniano participaram hoje de manifestações em diversas partes do país para expressar seu apoio ao regime e pedir punição aos arruaceiros, em alusão à oposição, informou à imprensa oficial.

EFE |

Segundo a televisão estatal, os manifestantes gritaram palavras de ordem como "estamos preparados para sacrificar nossas vidas por nosso líder supremo", aiatolá Ali Khameneí.

A agência estadual de notícias local "Irna" indicou que milhares de pessoas se concentraram nesta terça-feira em Isfahan, onde condenaram o que consideraram "um insulto à cerimônia do martírio do Imame Hussein no dia da Ashura", data sagrada para os xiitas.

Os apoiadores do Governo pediram ao Poder Judiciário que atue com firmeza contra os responsáveis pelos sangrentos enfrentamentos entre as Forças de Segurança e grupos de oposição, que causaram oito mortos em Teerã, segundo números oficiais.

A agência semi-estatal de notícias "Fars" informou de mobilizações governistas na cidade de Shiraz, onde "os estudantes" gritaram "morte a Moussavi", "morte a Karrubi" e "morte a Khatami" em alusão aos principais líderes da oposição.

A agência informa que as autoridades iranianas convocaram para amanhã, às 15h no horário local (8h30 em Brasília), uma grande manifestação de apoio em todo o país.

A informação sobre as mobilizações não foi confirmada por outros meios, já que as autoridades iranianas proibiram a presença da imprensa internacional.

No domingo passado, dia em que os xiitas realizam sua festa mais sagrada "Ashura", a oposição iraniana voltou a tomar as ruas para protestar contra o Governo e a atuação do regime nos últimos seis meses. EFE jm-msh/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG