Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Milhares de pessoas se manifestam na Colômbia pela libertação de Betancourt

Dezenas de milhares de pessoas, segundo a polícia e os organizadores, se manifestaram nesta sexta-feira nas ruas das grandes cidades colombianas em apoio à libertação de Ingrid Betancourt e de todos os reféns da Colômbia.

AFP |

Aos gritos de "somos todos Ingrid Betancourt", os manifestantes marcharam com grandes cartazes da ex-candidata presidencial, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há mais de seis anos.

"Salvemos Ingrid Betancourt", podia-se ler num imponente cartaz instalado na fachada da prefeitura de Bogotá, na Praça Bolivar, onde cerca de 5.000 pessoas estavam reunidas.

Pela primeira vez na Colômbia, a refém Ingrid Betancourt esteve onipresente, nos cartazes, nas camisetas dos manifestantes e nas janelas dos prédios.

Dezenas de mulheres ainda usaram máscaras representando a franco-colombiana.

Vários reféns recém-libertados pelas Farc, como Clara Rojas, ex-colaboradora de Betancourt, e a deputada Gloria Polanco, participaram das manifestações na capital.

"Queremos mostrar aos reféns que eles não estão sozinhos", declarou à AFP Ana Teresa Bernal, porta-voz da Redepaz, uma das ONGs organizadoras do protesto.

"São as únicas armas que temos que pressionar os seqüestradores. Defendemos a vida, e lembramos que a liberdade é um valor que não é negociável", acrescentou Bernal.

A França enviou quinta-feira uma missão humanitária à Colômbia para localizar e tentar obter a libertação de Ingrid Betancourt.

luc/yw/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG