Milhares de pessoas protestam contra Israel na Itália

Roma, 10 mai (EFE).- Milhares de pessoas fizeram uma manifestação hoje em Turim em apoio ao povo palestino e em protesto pelo fato de que Israel tenha sido o país convidado de honra à Feira do Livro da cidade italiana, por ocasião do 60º aniversário da fundação do Estado judeu.

EFE |

A manifestação ocorreu com total normalidade, sem que fossem registrados incidentes, como se temia inicialmente, por causa dos protestos de grupos da extrema esquerda italiana.

A manifestação foi organizada pela associação Free Palestine, que nos últimos dias fez protestos diante de onde acontece a Feira do Livro de Turim, em Lingotto, contra a presença de Israel.

A Feira do Livro de Turim foi inaugurada em 8 de maio pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, em meio a fortes medidas de segurança, devido ao temor de incidentes, depois de a esquerda local ter se declarado contra a presença de Israel e uma delegação de palestinos se recusado a participar do evento.

Napolitano reafirmou a legitimidade da presença de Israel na feira por ocasião do 60º aniversário de sua criação e o direito desse Estado existir, e manifestou que esse direito "tem que ser combinado com o direito do povo palestino de também ter um Estado".

EFE JL/bm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG