Milhares de pessoas pedem reforma migratória nas ruas de Denver

Milhares de pessoas marcharam nesta quinta-feira pelas ruas de Denver (oeste dos EUA), em paralelo à Convenção Democrata, exigindo do candidato democrata Barack Obama a regularização dos ilegais e o fim das batidas e revistas policiais, caso vença as eleições de 4 de novembro.

AFP |

Aos gritos de "Somos América", a multidão se reuniu em Denver para lembrar as marchas de dois anos atrás, quando milhares de pessoas tomaram as ruas de todo o país para reivindicar uma reforma migratória que incluísse a regularização dos milhões de clandestinos que vivem nos EUA.

Em coro, os manifestantes gritavam as palavras de ordem mais emblemáticas daqueles protestos, dos quais o próprio senador Obama chegou a participar, entre elas "ninguém é ilegal".

O objetivo da passeata era pedir ao agora candidato Obama que não se esqueça, se chegar à Casa Branca, de suas promessas de regularizar os 12 milhões de ilegais radicados no país (estimativa aproximada), abrindo caminho para sua cidadania.

Nos últimos anos, o setor mais radical do Partido Republicano bloqueou, no Congresso, dois projetos de reforma migratória completa, apoiados por Obama, que poderiam ser o primeiro passo para a regularização de milhões de pessoas.

O candidato republicano, John McCain, também apoiou esses projetos, embora os democratas tenham-no acusado de mudar de opinião para ganhar o apoio do setor mais conservador do partido.

arz/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG