Milhares de pessoas participam da Gay Parade chilena

Santiago do Chile, 15 nov (EFE).- A terceira marcha homossexual (Gay Parade) realizada hoje na capital chilena contou com a participação em massa de adultos jovens e adolescentes.

EFE |

A festa, caracterizada pelos ritmos eletrônicos, foi realizada no Paseo Bulnes, a poucos metros do Palácio da Moeda, para onde foram milhares de pessoas para desfrutar da música e das apresentações artísticas em palcos situados ao longo da avenida.

Mais de 200 artistas, entre bandas eletrônicas, transformistas, grupos de dança, DJs, companhias de teatro e dançarinas de cabaré, animaram durante a tarde de hoje a multidão, que compartilhou o espetáculo com manifestantes gays, lésbicas, travestis e outros representantes das minorias sexuais e tribos urbanas de Santiago.

A festa de rua aconteceu dentro do contexto das celebrações do Dia da Tolerância, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 16 de novembro, que terá sua expressão final em um ato previsto para amanhã na Praça de Armas de Santiago.

Os grupos de direitos das minorias sexuais organizadoras destes encontros destacaram em sua convocação que, no início do século, no Chile "os casais homossexuais eram detidos por expressar seu afeto em via pública".

"Por outro lado, hoje podem sair à rua, dançar e exercer seus direitos em igualdade de condições, junto a pessoas de todas as orientações sexuais", destacaram. EFE ov/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG