Milhares de pessoas lembram vítimas do tsunami

Milhares de pessoas lembraram nesta sexta-feira as vítimas da tsunami de dezembro de 2004, que provocou 220.000 mortes em 10 países asiáticos, um dos maiores desastres naturais da história, em cerimônias religiosas e liberando tartarugas no mar.

AFP |


Na região indonésia de Aceh, onde a catástrofe matou 168.000 pessoas, milhares de habitantes participaram em uma oração muçulmana em uma base militar na cidade costeira de Meulaboh.

AP Photo/David Longstreath
Pessoas relembram o tsunami que devastou a costa da Tailândia, em Phuket


"Estamos aqui para evocar os mártires da tsunami e para dar um alento à reconstrução de uma Aceh melhor", afirmou o governador da localidade, Ramli Mansur.

"Vim para lembrar minha querida mãe, meu filho e meus irmãos e irmãs que morreram na tsunami", declarou à AFP, aos prantos, Sariani, uma vendedora ambulante de 20 anos.

Um grupo de sobreviventes da tragédia exibia cartazes com pedidos para que todos os afetados sejam ajudados pelo governo.

Outras regiões da Indonésia, como a ilhas de Java e de Sulawesi, também recordaram seus mortos.

No Sri Lanka, o segundo país mais afetado, com 31.000 mortos, o governo pediu à população que respeitasse dois minutos de silêncio. Também foram celebradas cerimônias religiosas em cidades costeiras.

Na Tailândia (onde morreram 5.400 pessoas, metade delas turistas), os habitantes jogaram flores e soltaram tartarugas no mar, para recordar os desaparecidos sob as águas.

EFE/Stringer
Indianos derramam leite nas águas do mar em homenagem às vítimas do tsunami

    Leia tudo sobre: tsunami

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG