Nakba em Gaza - Mundo - iG" /

Milhares de palestinos participam de manifestação pela Nakba em Gaza

Milhares de palestinos, atendendo a um apelo do movimento islâmico Hamas, participaram de uma manifestação nesta sexta-feira na Faixa de Gaza para lembrar o 61º aniversário da Nakba, a catástrofe, para eles, simbolizada pela criação dos Estado de Israel, em 1948.

AFP |

Os manifestantes reunidos em Jabaliya agitavam bandeiras palestinas e bandeiras verdes do Hamas, movimento islâmico que controla a Faixa de Gaza.

Eles exibiam também faixas com os nomes de aldeias devastadas pelas forças israelenses em 1948. "Israel é uma entidade cancerosa que deve sua criação ao terrorismo e à injustiça", estava escrito em uma delas.

"Retornaremos a Jaffa (próximo a Tel-Aviv) e a todas as nossas terras" e "não reconheceremos Israel", proferiam os manifestantes.

Discursando em meio à multidão, um membro do Hamas, Ahmad Bahar, afirmou que os palestinos jamais cederiam ao direito de retornar as suas terras e não abandonariam a "resistência" contra Israel.

Ele criticou o Papa Bento XVI por não ter visitado a Faixa de Gaza durante a sua peregrinação na Terra Santa, concluída nesta sexta-feira.

"Dizemos ao Papa: por que você não veio a Gaza para ver o nosso holocausto? Ele usou uma política de dois pesos e duas medidas dando o seu apoio ao ocupante (Israel) sem levar em consideração o sofrimento do povo palestino".

A Faixa de Gaza, onde mais de 1.400 palestinos foram mortos durante uma ofensiva israelense em dezembro/janeiro, está submetida a um bloqueio israelense desde a tomada do controle da região pelo Hamas em junho de 2007.

Durante a sua visita, o Papa expressou à população de Gaza a sua "profunda compaixão" e disse rezar pela retirada do bloqueio israelense.

Cerca de 760.000 palestinos --hoje em torno de 5 milhões com seus descendentes-- foram levados ao êxodo durante a criação de Israel, que se recusa a aceitar o seu retorno.

my-ezz/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG