Milhares de manifestantes gregos saem às ruas para lembrar jovem morto

Atenas - Milhares de estudantes saíram às ruas das cidades gregas neste sábado para lembrar e pedir justiça pela morte de um adolescente devido ao tiro de um policial há uma semana.

EFE |

Diversas organizações estudantis e de professores convocaram manifestações pacíficas nas praças principais de Atenas, Salônica, Ioannina e Patras, e pediram que todos vão com uma vela em memória de Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos.

Outra concentração está convocada nos arredores da sede do partido governamental Nova Democracia no centro de Atenas, informou o canal "Alpha".

Além disso, nos subúrbios atenienses, os jovens chamaram a participar de concentrações pacíficas em frente às delegacias de Polícia.

Cerca de 200 adolescentes e professores bloquearam hoje a avenida principal do bairro de Khalandri, no nordeste de Atenas, e protestaram a gritos em frente à delegacia da zona, informou a rádio "City".

Para esta tarde, foi convocado um protesto contra o Parlamento grego em Atenas.

O lugar onde Alexandros morreu, no bairro de Exarhia, transformou-se em palco de um tributo à vítima, e dezenas de pessoas deixaram flores e velas em homenagem ao jovem.

Outras duas manifestações grandes estão acontecendo em Salônica, no norte da Grécia, com a participação de estudantes das universidades que estão ocupadas.

O mal-estar social por causa das reformas econômicas do Executivo conservador, as poucas perspectivas de trabalho dos jovens universitários e a frustração diante de uma classe política desprestigiada são algumas das questões latentes por trás dos protestos, segundo os analistas.

Assista ao vídeo sobre os protestos na Grecia

Leia mais sobre: Grécia 

Leia também

    Leia tudo sobre: grécia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG