Milhares de manifestantes fazem 4 policiais reféns no Peru

Lima, 28 out (EFE).- Milhares de manifestantes de Moquegua tomaram quatro policiais como reféns nas imediações de Puente Montalvo, que liga essa região, no sul do Peru, com Tacna, informaram à Agência Efe fontes policiais.

EFE |

"Querem atear fogo" nos reféns, disse a porta-voz policial, que cifrou em cinco mil o número de manifestantes, que tentam ser contidos por 400 policiais.

A fonte policial disse ignorar quantos feridos há entre os policiais e manifestantes, que reivindicam mudanças na distribuição de tributos cobrados junto a mineradoras.

A população de Moquegua, que fica a cerca de 1.200 quilômetros de Lima, iniciou uma greve indefinida hoje para exigir o cumprimento de uma ata assinada com o ex-primeiro-ministro Jorge del Castillo após o protesto de junho passado.

Os habitantes de Moquegua pedem uma divisão mais igualitária dos tributos mineiros, ao considerar que a vizinha Tacna é mais beneficiária do imposto que o Estado cobra da mineira Southern Cooper, de capital mexicano e que explora cobre em ambas as regiões.

A taxa que gerou os protestos é a percentagem recebida pelas regiões peruanas das rendas obtidas pelo Estado a partir da exploração dos recursos mineiros. EFE wat/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG