Milhares de indonésios abandonam casas depois de terremoto

JACARTA (Reuters) - Quase 10 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas depois que um forte terremoto atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, informou uma autoridade do Ministério da Saúde do país na terça-feira. O tremor, de magnitude 7,5, começou no fundo do mar, na manhã de segunda-feira (horário local), deixando ao menos seis pessoas mortas e mais de 150 feridas. A agência meteorológica da Indonésia lançou um alerta de tsunami depois do terremoto, mas o alerta foi suspenso mais tarde.

Reuters |

Rustam Pakaya, chefe do centro de crises do Ministério da Saúde, disse em uma mensagem de texto que mais de mil prédios foram danificados em duas províncias de Sulawesi, forçando quase 10 mil pessoas a sair de suas casas e ficar em abrigos.

Uma ponte em Buol também foi quebrada com os tremores, disse Pakaya.

Os terremotos são frequentes na Indonésia, que fica numa área sismicamente ativa chamada de "Arco de Fogo do Pacífico". Há cerca de quatro anos, o país foi atingido pelo severo tsunami no mar Índico, quando morreram ou desapareceram cerca de 170 mil pessoas somente na Indonésia.

Na semana passada, o país lançou um sistema de alta tecnologia para detectar tsunamis em potencial e divulgar alertas mais imediatos na região, embora especialistas digam que boa parte do país ainda não é coberta pelo sistema, que não operaria em toda a sua capacidade até 2010.

(Por Telly Nathalia)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG