Milhares de desabrigados voltam às suas casas no leste da RD do Congo

Vários milhares de pessoas desabrigadas pelos combates entre rebeldes e o exército no leste da República Democrática do Congo (RDC) começaram a voltar neste domingo para suas casas, aproveitando a trégua que já dura quatro dias, constatou um jornalista da AFP.

AFP |

Às seis horas da manhã (02H00 de Brasília), elas faziam o caminho de volta pela estrada principal da província de Kivu Norte, que a liga a Goma, a capital da província, com Rutshuru, 75 km mais a norte.

Os rebeldes de Laurent Nkuda, que controlam a zona, estavam na estrada dizendo que elas tinham de voltar para suas casas porque a segurança já estava garantida.

Estas pessoas, que estavam alojadas no campo de Kibumba desde o início dos enfrentamentos entre guerrilheiros de Laurent Nkuda e o exército congolês, em agosto de 2007, haviam fugido e se refugiaram nos arredores de Goma.

Há vários anos, o leste da RDC é palco de enfrentamentos entre o exército e o Congresso Nacional pela Defesa do Povo (CNDP). No final de agosto, os combates foram retomados, rompendo assim um cessar-fogo assinado em janeiro.

fal-bed/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG