O objetivo da Rússia é a mudança de regime na Geórgia - Mundo - iG" /

Mikhail Saakashvili: O objetivo da Rússia é a mudança de regime na Geórgia

Tbilisi, 11 ago (EFE).- O presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, acusou hoje à Rússia de buscar uma mudança de regime político na Geórgia e de tentar ocupar militarmente o seu país.

EFE |

"O objetivo da Rússia é a mudança de regime na Geórgia. Estamos diante de um processo de ocupação", declarou Saakashvili em entrevista coletiva.

Além disso, denunciou que a Rússia planejava hoje posicionar suas tropas em território georgiano e tomar o controle da cidade de Gori, próxima da fronteira com a região separatista da Ossétia do Sul.

"Isto aconteceu depois que eu divulguei o cessar-fogo. Desta forma a Rússia abriria um caminho para seus tanques em direção a Tbilisi", separada por apenas cem quilômetros da capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali, declarou.

Saakashvili disse que os aviões russos voaram hoje tão baixo sobre Gori que ele e o ministro de Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, tiveram que deixar a região.

Além disso, revelou que está sendo preparada na região separatista da Abkházia uma operação contra Geórgia que contará com a participação de cerca de mil carros blindados.

"Não nos renderemos, defenderemos nosso povo", declarou Saakashvili.

O presidente da Geórgia assinou hoje um documento de cessar-fogo unilateral apesar de as autoridades da Ossétia do Sul acusarem o Exército da Geórgia de continuarem atacando Tskhinvali. EFE mv/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG