Michelle Obama reúne-se com primeira-dama mexicana

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, reuniu-se nesta quarta-feira com a primeira-dama mexicana, Margarita Zavala, na residência presidencial de Los Piños, dando início à agenda oficial da visita ao México em sua primeira viagem ao exterior sem o marido.

iG São Paulo |

A reunião entre Margarita e Michelle começou pouco depois das 9 horas locais (11 horas de Brasília).

Michelle chegou em uma caravana que foi cercada de fortes medidas de segurança e percorreu o emblemático passeio da Reforma até o bosque de Chapultepec, no centro da capital mexicana, onde está a residência oficial.


Margarita e Michelle se encontram no México / AP

Coral de crianças

Após o encontro na residência presidencial, Michelle e Margarita fizeram uma visita ao Museu de Antropologia do México, onde um coral formado por dezenas de crianças portadoras de deficiência visual e outro por alunos de uma escola para surdos-mudos - que utilizaram a linguagem dos sinais - interpretaram músicas mexicanas para receber a primeira-dama americana.

Acompanhada de sua colega mexicana, a primeira-dama dos Estados Unidos ouviu sorridente e emocionada a interpretação das crianças da música "Ode à Alegria" e da canção popular "De colores". "Estamos emocionados, apesar de já termos tocado em cerimônias", disse María Hernández, uma jovem violinista da orquestra que acompanhou o coral.

A interpretação de dez minutos ocorreu no encerramento da visita de Michelle ao célebre museu que abriga as peças mais importantes das culturas pré-colombianas.

A primeira-dama americana ficou por um longo tempo diante da pedra que representa o chamado Calendário Asteca e ouviu atentamente a explicação do diretor do Instituto Nacional de Antropologia, Alfonso de María.

Depois de percorrer o museu, as primeiras-damas partiram para visitar a escola infantil 7 de Janeiro, destinada a crianças pobres e financiada por uma fundação americana, e depois foram a um encontro com universitários na universidade jesuíta Ibero-Americana.

Visita de três dias

No México, Michelle Obama cumprirá uma agenda de três dias, com reuniões com lideranças femininas, grupos de estudantes e de jovens empreendedores, ao lado de Margarita Zavala.

Margarita é congressista pelo Partido de Ação Nacional (PAN, centro-direita) que governa o México, e está de licença do legislativo desde a campanha presidencial de seu marido, Felipe Calderón, em 2006.

Leia mais sobre Michelle Obama

    Leia tudo sobre: michelle obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG