Michelle Obama faz visita surpresa ao Haiti

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, chegou nesta terça-feira ao Haiti, onde realiza uma visita não anunciada. Durante sua visita, Michelle foi a um um hospital e se reuniu com o presidente haitiano, René Préval, informou uma fonte do governo local.

iG São Paulo |

A visita surpresa foi feita no início da primeira viagem internacional da primeira-dama dos Estados Unidos sem a companhia do marido.

A mulher do presidente Barack Obama fez uma parada em Porto Príncipe, a capital haitiana, a caminho de uma viagem ao México, onde fica até quinta-feira. Ela chegou com Jill Biden, mulher do vice-presidente americano, Joe Biden.


Michelle Obama conversa com René Préval, presidente do Haiti / AP

"A primeira-dama Michelle Obama e a dra. Jill Biden visitam o Haiti para salientar ao povo haitiano e ao governo haitiano o compromisso contínuo dos EUA para ajudar na recuperação e reconstrução do Haiti, especialmente quando entramos na temporada das chuvas e dos furacões", disse a Casa Branca em um comunicado.

Michelle e Jill sobrevoaram a capital devastada de helicóptero antes de encontrarem os líderes haitianos.

O Haiti tenta se recuperar do terremoto de magnitude 7 que sacudiu o país em 12 de janeiro, destruindo grande parte da capital e causando a morte de mais de pelo menos 230 mil pessoas, além de deixar 1,3 milhão de haitianos desabrigados.

Embora a maioria dos haitianos tenha elogiado a assistência dos EUA, muitos questionaram por que Barack Obama, o primeiro presidente americano negro, ainda não visitou o Haiti, cuja independência em 1804 após uma revolta dos escravos estabeleceu a primeira república negra independente.

AP
Michelle Obama brinca com crianças durante visita ao Haiti

Michelle Obama brinca com crianças durante visita ao Haiti

Outros líderes, como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o premiê canadense, Stephen Harper, e uma série de presidentes latino-americanos, incluindo o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, visitaram o Haiti depois do terremoto, classificado por alguns especialistas como o desastre natural mais letal da história moderna.

Visita oficial ao México

Michelle tem uma visita oficial agendada para esta terça-feira ao México. Ela deve chegar à Cidade do México nesta noite, segundo um comunicado da Casa Branca.

Na quarta-feira, Michelle terá uma reunião privada com a primeira-dama mexicana, Margarita Zavala, na residência oficial do México. Depois, visitará o Museu Nacional de Antropologia, que abriga a maior coleção de peças mexicanas antigas no mundo. No mesmo dia, a primeira-dama americana visitará uma escola voltada para crianças pobres.

Depois, Michelle vai até à sede da Universidade Ibero-Americana, uma instituição multidisciplinar com mais de 11 mil estudantes e onde deve discursar.

Na noite de quarta-feira, a primeira-dama americana comparecerá a uma recepção na residência oficial mexicana da qual participarão mulheres do México em posições de liderança. O presidente mexicano, Felipe Calderón, e sua esposa serão os anfitriões do evento.

A agenda de Michelle Obama termina na quinta-feira com uma visita à embaixada americana na capital mexicana. Antes de retornar a Washington, Michelle ainda se reunirá com um grupo de jovens líderes na Hacienda de los Morales, local cuja história remonta ao século 16.

* Com EFE e Reuters

Leia mais sobre Michelle Obama

    Leia tudo sobre: michelle obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG