Micheletti diz não se preocupar com postura da Unasul sobre eleições

Tegucigalpa, 18 ago (EFE).- O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, afirmou hoje que não se preocupa com que a União de Nações Sul-americanas (Unasul) e a Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) não reconheçam as eleições de novembro nem o próximo Governo hondurenho em resposta à deposição de Manuel Zelaya.

EFE |

"Não temos uma preocupação com que em um momento determinado eles não reconheçam o Governo ou nossos Governos", afirmou em entrevista ao canal 5 da televisão local.

"Em todo caso, mais (importantes) que as relações diplomáticas são as relações comerciais", afirmou Micheletti, que, neste sentido, ressaltou que a troca com os países da Unasul é "mínima".

"Não temos uma razão que nos motive a estar buscando de qualquer forma uma relação" com esses países, mas "sim com os Estados Unidos, que são o maior importador de produtos feitos em Honduras", disse.

Para ele, Honduras pode subsistir "totalmente" sem o comércio com a Unasul, pois "as porcentagens de vendas (...) com esses países são mínimas".

"Compramos de todos eles mais que (o que) eles compram de nós", ressaltou Micheletti, que considerou que os países do Caribe e da América Central, especialmente os vizinhos Guatemala e El Salvador, podem ser mercados alternativos aos sul-americanos.

Os chanceleres dos países da Unasul expressaram no dia 9, em sua 3ª Reunião Extraordinária em Quito, que não reconhecerão "nenhuma convocação a eleições por parte do Governo de fato" em Honduras.

Micheletti lembrou que "os países que são da Alba disseram que não vão reconhecer um Governo" que surja das eleições de 29 de novembro.

Segundo o governante, o isolamento ao qual algumas nações estão submetendo seu Governo "é uma posição temporária, porque os (atuais) presidentes vão sair e o novo presidente possivelmente terá um pensamento diferente, um estudo diferente do que houve em Honduras" sobre a deposição de Zelaya. EFE lam/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG