Capitalism , o mais novo documentário de Michael Moore, está na mostra competitiva principal do Festival de Veneza de 2009. O polêmico cineasta americano ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2004, com Fahrenheit 11 de setembro, e o Oscar em 2002, com Tiros em Columbine O novo documentário, que fala sobre a crise econômica mundial, é um dos 23 longas que competem pelo Leão de Ouro, o prêmio máximo do festival.

Entre os outros competidores está o diretor alemão Werner Herzog, com a refilmagem de The Bad Lieutenant, com Nicholas Cage.

A mostra competitiva de 2009, cuja lista de concorrentes foi divulgada nesta quinta-feira, apresenta uma mistura de diretores e gêneros. Entre os competidores está também o longa Survival of the Dead, o último filme de zumbis dirigido por George A. Romero e o primeiro filme dirigido pelo estilista Tom Ford, A Single Man, com Colin Firth e Julianne Moore.

Além destes também participa da competição o filme pós-apocalíptico The Road, com Viggo Mortensen e baseado no livro do americano Cormac MacCarthy, autor também do livro no qual foi baseado o filme dos irmãos Cohen Onde os Fracos não Têm Vez.

O filme de abertura do festival será o novo longa do diretor italiano Giuseppe Tornatore (de Cinema Paradiso), Baarìa
Brasileiros
Nenhum filme brasileiro participa da competição principal, mas o país está representado na mostra paralela Orizzonti (Horizontes, em tradução livre).

O longa Insolação, uma parceria de Daniela Thomas e Felipe Hirsch, com Paulo José e Simone Spoladore no elenco, participa da mostra. Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus) e Karim Aïnouz (O Céu de Sueli) participam da mostra com sua parceria Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
O festival deste ano vai homenagear John Lasseter e os outros diretores da Pixar com um prêmio especial por seus longas de animação.

A Pixar também vai exibir fora de competição o novo longa da série Toy Story, o Toy Story 3D, além de mostrar a versão 3D do longa Toy Story 2
O Festival de Veneza também será marcado por estreias de peso na mostra fora de competição. Entre elas, o longa estrelando George Clooney e Ewan McGregor, The Men Who Stare At Goats
Além do novo longa da Pixar e do filme com Clooney, a mostra fora de competição também traz o documentário South of the Border, de Oliver Stone, e o novo longa de Steven Soderbergh, The Informant, com Matt Damon.

O 66º Festival de Veneza ocorre entre os dias 2 e 12 de setembro.

O diretor Ang Lee (O Tigre e o Dragão) será o presidente do júri deste ano, que também conta com o cineasta americano Joe Dante e a atriz francesa Sandrine B.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.