apatia ocidental sobre conflicto na RD Congo - Mundo - iG" /

Mia Farrow denuncia apatia ocidental sobre conflicto na RD Congo

A atriz americana Mia Farrow criticou duramente nesta segunda-feira a apatia do Ocidente em relação ao conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC), denunciando que as pessoas estão mais preocupadas com os gorilas do que com os seres humanos.

AFP |

"Acho que se a população de Kivu Norte fosse de gorilas, uma solução já teria sido encontrada há muito tempo", declarou Farrow à AFP.

Mais de 250.000 pessoas já fugiram de suas casas no leste da RDC desde agosto, quando recomeçaram os combates entre as forças do governo congolês e os rebeldes do ex-general Laurent Nkunda.

Em uma entrevista coletiva, Farrow falou sobre sua visita de três dias a Kivu Norte como embaixadora da Unicef, durante a qual encontrou muitas mulheres e meninas vítimas de estupro.

"O que está acontecendo agora no Congo é uma das piores situações que já vi na minha vida", resumiu a atriz.

"Os vários grupos armados cometem atrocidades em massa contra mulheres e crianças", destacou a atriz, de 63 anos, que no passado criticou muito o conflito de Darfur, no Sudão.

Farrow lembrou que as atrocidades são cometidas tanto pelas tropas congolenhas quanto pelos rebeldes, e pediu que as potências ocidentais, como Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, mandem enviados à RDC para tentar negociar o fim do conflito.

wtf/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG