México vai expor em reunião plano de ação contra a gripe A

Os chanceleres da União Europeia (UE) e do Grupo do Rio, reunidos nesta quarta-feira em Praga, examinarão as medidas de luta contra a crise financeira e o aquecimento global, durante um encontro no qual também pretendem ouvir em primeira mão o plano de ação do México contra a gripe suína.

AFP |

"Nossa intenção é conversar sobre as medidas tomadas, o que pensamos a respeito e ver se podemos nos ajudar mutuamente", declarou o chanceler tcheco, Jan Kohout.

"Queremos saber mais do que dizem os meios de comunicação", afirmou Kohout, que descartou a possibilidade dos ministros da UE e do Grupo do Rio adotarem medidas concretas de cooperação durante a reunião, que prosseguirá na quarta-feira.

O México, que preside atualmente o Grupo do Rio, está representado em Praga pela chanceler Patricia Espinosa, que pretende informar os colegas sobre o plano para proteger a população e evitar uma propagação ao exterior.

A UE pretende manifestar a disponibilidade para ajudar a Organização Mundial da Saúde (OMS), que mantém o nível de alerta sanitário em cinco, numa escala máxima de seis.

A reunião UE-GRio, que acontece a cada dois anos, teve início com um debate sobre o uso de energias renováveis como instrumentos para garantir a segurança energética e o crescimento econômico.

À tarde serão examinadas as respostas à crise econômica, baseadas nas conclusões do G20 de Londres, que defendeu mais transparência do sistema financeiro, o reforço das instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e repudiou o protecionismo.

app/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG