CIDADE DO MÉXICO - O governo mexicano afirmou na noite da última terça-feira que o número de mortes comprovadas relacionadas ao vírus da gripe suína é de apenas sete, e não 20, como havia sido divulgado anteriormente.
-
Veja imagens da crise da gripe suína pelo mundo
Alerta em aeroportos brasileiros é permanente
- Veja os sintomas da gripe e recomendações do Ministério da Saúde
- Está nas áreas atingidas? Mande seu relato ao Minha Notícia
- Saiba mais: tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Em uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, o ministro da Saúde do México, José Córdoba, confirmou 2.498 casos de hospitalização por pneumonia grave, que foram tratados como casos suspeitos de gripe suína.
Desses casos, 159 pacientes morreram. Mas apenas sete mortes, segundo ele, estão comprovadamente relacionadas ao novo vírus. As demais mortes inicialmente atribuídas ao vírus após um exame inicial em um laboratório canadense, ainda deverão passar por novos testes de confirmação.
Uma morte confirmada nos EUA
Uma criança de 1 ano e 11 meses que morreu no Estado norte-americano do Texas vítima da gripe suína era mexicana e havia viajado aos EUA para tratamento médico, disse Katny Barton, porta-voz do Departamento de Saúde de Houston.
"A criança veio a Houston para realizar tratamento médico. A família havia viajado para o sul do Texas. A criança ficou doente e eles a levaram para Houston para cuidados médicos", disse a porta-voz Katny Barton à rede CNN por telefone.
Ela disse não saber em que região do México a criança vivia. A criança é a primeira vítima fatal confirmada da gripe suína fora do território mexicano.
O Centro de Controle de Enfermidade informou nesta quarta-feira que já são 91 os casos confirmados de gripe suína nos EUA distribuídos em 10 estados do páis, aumentando seu balanço do dia anterior de 65 casos disseminados em seis estados.
Obama pede cautela
A epidemia de gripe suína criou uma "situação preocupante" nos Estados Unidos e requer de "um máximo de precaução", advertiu nesta quarta-feira o presidente Barack Obama, pouco depois de ter sido anunciado o primeiro caso fatal desta enfermidade no país.
Obama explicou que governo disponibilizou um fundo de emergência de US$ 1,5 bilhão para combater o avanço da gripe. "Com essa verba, temos certeza de que teremos vacinas e suprimentos necessários em todas as regiões do país", disse. "Vamos fazer o que for necessário para combater o vírus", completou.
Caso a doença se espalhe ainda mais pelos Estados Unidos, Obama afirma não descartar o fechamento temporário de escolas, creches e outros centros de aglomeração de pessoas.
"Se você estiver doente, não vá ao trabalho. Se estiver doente, falte na escola e procure um médico. Nós estamos fazendo nossa parte, mas a população também precisa ajudar", disse Obama.
Doença toma força
O México, onde a epidemia ganhou força na última semana, continua sendo o lugar mais afetado, com até 159 mortes. Há temores de que o vírus se transforme em pandemia (epidemia global).
A França disse que proporá na quinta-feira que a União Europeia suspenda todos os voos para o México devido à gripe. A UE, a exemplo de EUA e Canadá, já aconselhou seus cidadãos a evitarem viagens não essenciais àquele país, que tem no turismo uma importante fonte de divisas.
Já há casos confirmados nos EUA, Canadá, Nova Zelândia, Israel, Grã-Bretanha e Espanha. A Áustria também confirmou um primeiro caso da doença nesta quarta-feira, em uma mulher de 28 anos que havia retornado de uma viagem ao México.
Na Alemanha, os casos envolvem um homem e uma mulher de quase 40 anos na Baviera (sul), e uma mulher de 22 anos de Hamburgo (norte). Todos estiveram recentemente no México.
A Organização Mundial da Saúde disse que isso pode elevar o nível de alerta contra pandemias para a fase 5 (numa escala de 1 a 6) -- caso seja confirmado que pessoas contaminadas em pelo menos dois países estão difundido a nova doença de forma sustentável.
Antes da divulgação da morte nos EUA, Keiji Fukuda, diretor-assistente da OMS, havia dito que essa poderia ser uma "pandemia muito branda", embora tenha alertado que o vírus da gripe "se move de formas que não podemos prever".
Leia também:
- Gripe suína "é situação preocupante", afirma Obama
- OMS eleva nível de alerta para gripe suína
- EUA dizem que nova gripe se espalhou e não pode ser contida
Entenda a gripe suína:
- Saiba como o Brasil está se preparando para a gripe suína
- Saiba como a gripe suína se espalha entre humanos
- Nova cepa da gripe suína é mistura genética
- Fatos sobre as fases de alerta da OMC para pandemias
Gripe suína no Brasil
- Informe sonoro sobre gripe suína em voo se torna obrigatório
- Secretário diz que população do Rio não deve se alarmar
- Anvisa descarta suspeita de gripe suína em seis casos no RJ
- Brasil cria gabinete para acompanhar gripe suína
- Brasil não precisa se preocupar com gripe suína, afirma Lula
Gripe suína e a economia
- Passageiro que cancela viagem ao México não precisa pagar multa
- Turista não enfrenta problema para cancelar viagens ao México
- Gol vê ligeira baixa em consulta de viagens para América do Sul
- UE defende não associar gripe a porcos
- Abipecs pede à OMS mudança no nome da gripe suína
- Cinco países anunciam embargo à carne suína
Leia mais sobre: gripe suína