México prende um dos traficantes mais procurados do país

Captura de Sergio Villarreal 'El Grande', suspeito de promover dezenas de assassinatos em luta contra rivais, ocorreu em Puebla

AFP |

AFP
Retrato de "El Grande", traficante mexicano preso pela polícia local
Um dos traficantes de drogas mais procurados do México, Sérgio Villarreal, apelidado de "El Grande", foi capturado em Puebla (centro do país), depois de protagonizar por meses disputas pelo controle do cartel dos Beltrán Leyva, informou neste domingo à AFP a Secretaria da Marinha.

"Sergio Villarreal 'El Grande' foi preso com mais duas pessoas. Foram detidos na cidade de Puebla em uma operação sem violência", explicou uma fonte que pediu para não ser identificada.

De acordo com as autoridades, Villarreal e Héctor Beltrán Leyva promovem desde dezembro uma luta que deixou dezenas de assassinatos contra Edgar Valdez 'La Barbie', detido em 30 de agosto, pelo controle do cartel dos irmãos Beltrán Leyva.

A prisão de 'La Barbie' ocorreu no Estado de México, no centro dos EUA, após um trabalho de inteligência que teve início em junho do ano passado.

Ele é acusado de distribuir milhares de quilos de cocaína no leste dos Estados Unidos entre 2004 e 2006.

O governo dos Estados Unidos oferecia uma recompensa de US$ 2 milhões por informações que levassem à sua captura. Sua pele clara e os olhos azuis fizeram com que recebesse o apelido de 'Barbie'.

Mais de 28 mil pessoas morreram por causa da violência relacionada ao tráfico desde 2006. No fim de agosto, a Polícia Federal do México anunciou que cerca 3,2 mil policiais - 10% de seu efetivo - foram afastados neste ano por suspeitas de corrupção, incompetência ou ligações com criminosos.

    Leia tudo sobre: tráficoméxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG