México, 12 jul (EFE).- As secretarias do Meio Ambiente e de Relações Exteriores do México ofereceram hoje ao Governo americano o envio de 105 voluntários, nove carros de bombeiro e duas caminhonetes equipadas para ajudar no combate aos incêndios que castigam o estado da Califórnia.

Em comunicado, as secretarias afirmam que o Executivo mexicano "manteve um estreito contato com as autoridades federais dos Estados Unidos e do estado da Califórnia, para expressar a melhor disposição do Governo do México de oferecer a ajuda pertinente, por ocasião da onda de incêndios florestais".

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, anunciou o reforço de dois mil membros da Guarda Nacional e a chegada de ajuda internacional nos trabalhos de contenção dos incêndios, que já deixaram uma pessoa morta.

O texto diz que já "foi formalizado um oferecimento de apoio" de equipes e voluntários.

Para "agilizar os trâmites necessários para assegurar o ingresso seguro dos voluntários e da equipe mexicana no estado da Califórnia", o país pediu colaboração da Embaixada dos Estados Unidos na Cidade do México, destaca a nota.

O Governo mexicano expressou "sua solidariedade com a população afetada" pelos incêndios e reiterou "sua melhor disposição para cooperar com as instâncias federais do país vizinho e do estado da Califórnia para enfrentar esta situação de emergência". EFE jd/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.