México oferece ajuda a Cuba para reconstrução após passagem de furacões

México, 11 set (EFE).- O Governo do México ofereceu ajuda a Cuba para a reconstrução de imóveis e para a restauração do sistema de energia elétrica após a passagem dos furacões Gustav e Ike, que devastaram amplas áreas da ilha.

EFE |

Assim informou hoje o embaixador de Cuba no México, Manuel Aguilera de la Paz, que detalhou, em entrevista coletiva, que uma missão de técnicos mexicanos viajará à ilha para determinar os detalhes da ajuda.

Segundo o Governo cubano, a passagem do furacão "Ike" esta semana e do "Gustav" no final de agosto causaram a destruição de cerca de 340.000 imóveis, fios da rede elétrica e telefônicos, milhares de hectares de cultivo e várias obras de infra-estrutura.

O diplomata cubano disse que seu país não pediu ajuda internacional, mas disse que está aceitando o apoio voluntário de organismos, Governos e pessoas, preferivelmente em doações monetárias.

Aguilera de la Paz disse que "Cuba não aceitará esmolas dos Estados Unidos" em relação à oferta desse país de enviar à ilha uma equipe de avaliação humanitária para inspecionar as áreas atingidas, cuja entrada não foi autorizada.

"Se os Estados Unidos levantassem o bloqueio, então aceitaríamos essa ajuda", enfatizou o embaixador. EFE pvo/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG