México lança campanha de informação sobre sintomas e prevenção da gripe suína

O governo do México lançou uma campanha de informações sobre os sintomas e as formas de prevenir o contágio da gripe suína, que já deixou mais de 100 mortos no México e se estende para outros países.

AFP |

Os sintomas e principais recomendações publicadas o site da secretaria de Saúde do México e nos meios de comunicação são:

SINTOMAS: febre repentina de mais 38°, tosse intensa, dores de cabeça e de articulações intensas, falta de apetite, congestionamento nasal e mal-estar geral.

DIAGNÓSTICO: Através de "exame clínico detalhado", que analisa secreções de nariz e laringe durante as primeiras 24-72 horas, e de sangue para identificar anticorpos.

TRATAMENTO: Nos casos confirmados, as autoridades mexicanas fornecem os antivirais oseltamivir e zanamivir, mas sob estrita supervisão médica já que são fórmulas "de uso delicado" e sua aplicação errônea "não está isenta de efeitos secundários".

MEDIDAS PREVENTIVAS: Usar máscaras sanitárias. Não apertar a mão, não beijar ao cumprimentar uma pessoa, não compartilhar alimentos, arejar casas e escritórios, permitir a entrada de luz solar, manter limpos os banheiros e cozinhas e os artigos de uso comum, como telefones, além de brinquedos, etc.

sem/ol/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG