El Tigre do tráfico aos EUA - Mundo - iG" /

México extradita El Tigre do tráfico aos EUA

México, 31 dez (EFE).- O México extraditou aos Estados Unidos dez narcotraficantes dos cartazes do Golfo e de Tijuana, entre os quais o colombiano Juan Diego Espinosa El Tigre, namorado de Sandra Ávila Beltrán, a Rainha do Pacífico, informou hoje a Procuradoria Geral da República (PGR) mexicana.

EFE |

Espinosa, solicitado pela Justiça americana por associação criminosa e narcotráfico, é considerado como um colaborador do cartel colombiano do Norte do Vale, dirigido até há pouco por Diego Leão Montoya, "Don Diego", também em poder do poder Judiciário dos EUA.

O "Tigre" foi detido em setembro de 2007 na capital mexicana junto à namorada, "Rainha do Pacífico", considerada uma das principais operadoras do cartaz de Juárez e elemento de ligação com os narcotraficantes da Colômbia.

Ávila Beltrán, que está presa no México à espera de julgamento, ganhou fama por pertencer supostamente a uma família dedicada ao narcotráfico durante três gerações e por despontar em um negócio tradicionalmente masculino.

A PGR extraditou junto a Espinosa ários integrantes do cartel de Tijuana, como Jesús "Chuy" Lavra Aviles, Armando Martínez Duarte, Efraín Pérez Arciniega "El Efra" e Jorge Aureliano Félix, conhecido como "Macumba".

Além disso, também se enviaram aos EUA vários narcotraficantes do Cartel do Golfo: Juan Carlos de la Cruz Reyna "JC", Rubén Sauceda Rivera e José Manuel Barrientos.

O chefe desta organização, Osiel Cárdenas Guillén, cumpre pena nos EUA após ser entregue à justiça desse país no início de 2008. EFE jrp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG