Andrés - Mundo - iG" /

México eleva alerta por tempestade tropical Andrés

México, 22 jun (EFE).- As autoridades mexicanas decretaram hoje alerta laranja com perigo alto no litoral do Pacífico sul perante a intensificação das chuvas e a velocidade dos ventos da tempestade tropical Andrés.

EFE |

A Secretaria de Marina (Semar) do México declarou o alerta laranja, nível que significa "perigo alto", no litoral do Pacífico desde o estado de Chiapas até Jalisco e recomendou suspender a navegação nas imediações devido às fortes rajadas de vento e às ondas.

O centro de análise e previsão meteorológica da Semar informou em seu boletim de 17h (19h de Brasília) que a tempestade tropical avança com ventos sustentados de 93 km/h e sequências até de 111 quilômetros.

"Andrés" foi localizado 204 quilômetros a sul do porto de Lázaro Cárdenas em Michoacán, e 380 quilômetros a sudeste de Manzanillo, no estado de Colima.

As autoridades preveem que nas próximas 24 horas o fenômeno meteorológico deve alcançar a categoria de furacão nível um na escala de Saffir-Simpson, quando atingir ventos de 119 km/h.

A Semar afirmou que a tempestade tropical afeta as costas do Pacífico sul e médio e se desloca paralelamente ao litoral mexicano.

Segundo o boletim, o fenômeno seguirá em direção a noroeste, com um aumento da velocidade de deslocamento e também da intensidade.

Segundo a escala Saffir-Simpson, uma tempestade tropical se transforma em furacão categoria 1 quando seus ventos sustentados superam os 119 km/h. EFE jrm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG