México e Reino Unido debatem crise de alimentos e mudança climática

Londres, 17 jun (EFE).- A ministra de Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, se reuniu hoje em Londres com seu colega britânico, David Miliband, para analisar a crise mundial dos alimentos e a mudança climática, entre outros assuntos.

EFE |

Espinosa e Miliband, que realizaram um café da manhã de trabalho na sede do Ministério de Assuntos Exteriores do Reino Unido (Foreign Office), também discutiram as relações bilaterais, que, segundo o ministro britânico, "gozam de muito boa saúde".

A reunião se concentrou na crise dos alimentos e na mudança climática, assuntos que tratarão o G8 (os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia) e o grupo de países emergentes formado por Brasil, China, Índia, África do Sul e México em uma reunião em julho próximo no Japão.

Com relação à luta contra o aquecimento global, Miliband afirmou em entrevista coletiva que o "México está desempenhando um importante papel de liderança ao ajudar a construir pontes entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento".

Por sua parte, Espinosa expôs a seu colega britânico a proposta do chamado "Fundo Global Contra a Mudança Climática", que promove o presidente mexicano, Felipe Calderón.

A iniciativa - explicou a chanceler mexicana - pretende "garantir que haja um fluxo adequado de recursos que apóiem a transferência de tecnologia necessária para que os países em desenvolvimento possam realmente se comprometer com metas concretas no âmbito da luta contra a mudança climática".

Miliband não se pronunciou sobre essa idéia e se limitou a reiterar o "papel vital" do México na área ambiental.

Os dois ministros também falaram do aumento dos preços dos alimentos, e o chefe da diplomacia britânica defendeu "a necessidade de uma rodada (mundial) de comércio que beneficie os países mais pobres, mas também os mercados abertos, que são a melhor garantia para o abastecimento e os preços competitivos". EFE pa/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG