líder de cartel de drogas sintéticas - Mundo - iG" /

México e EUA prendem líder de cartel de drogas sintéticas

Autoridades mexicanas afirmaram que prenderam um traficante de drogas considerado o maior importador de drogas sintéticas para os Estados Unidos. Miguel Angel Beraza, conhecido como La Troca foi preso durante uma cerimônia familiar em uma igreja no Estado de Michoacan, no oeste do país.

BBC Brasil |

Mais de 200 policiais participaram da operação, realizada em conjunto com os Estados Unidos. Segundo o correspondente da BBC na Cidade do México Stephen Gibbs, todos os cerca e 40 familiares e amigos de Beraza foram detidos e levados para interrogatório.

O traficante é suspeito de liderar um cartel conhecido como La Familia, conhecido por importar para os EUA a droga sintética cristal de metanfetamina, também conhecida como "gelo".

Segundo a polícia, o cartel é responsável pela produção e envio de pelo menos meia tonelada da droga para os EUA todos os meses.

Por essa razão, autoridades americanas e mexicanas classificaram a operação um passo significante nos esforços para interromper o transporte de metanfetamina para os Estados Unidos.

Beraza é acusado de ser responsável pela logística da operação de tráfico, que envolvia esconder a droga dentro de caminhões com frutas.

Líderes religiosos do Estado de Michoacan protestaram que o "ato sagrado da missa foi interrompido durante a operação policial".

O bispo local afirmou que apesar de o tráfico provocar pavor na paróquia, ele não acredita que "os fins justificaram os meios nesse caso".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG