México declara emergência em zona de passagem do furacão Jimena

CIDADE DO MÉXICO - O governo do México declarou estado de emergência em três municípios da península da Baixa Califórnia (noroeste), onde o poderoso furacão Jimena deve chegar na noite desta terça-feira com ventos de até 250 km/h, informou a Secretaria de Interior.

Redação com agências internacionais |

"A iminência de impacto do furacão Jimena nas próximas 24 horas diz respeito aos municípios de Los Cabos, La Paz e Comondu, do estado da Baixa Califórnia, sul" diz o documento.

O Jimena se mantém no limite da categoria 5, com ventos sustentados de 250 km/h e rajadas de 305 km/h, mas esperamos que em meados do dia caia para a categoria 4 e impacte a terra já no nível 3, ainda com muita força, afirmou uma fonte do SMN, o Serviço Meteorológico Nacional.

O impacto do Jimena é previsto para as 23h (2h de Brasília, quarta-feira) no Estado de Baixa California. Os estados de Sonora e Sinaloa, localizados do outro lado do Golfo da Califórnia, também se declararam em alerta preventivo ante o efeito das tempestades provocadas pelo furacão.


Turistas deixam hotel de Los Cabos alertados pela chegada do furacão / Reuters

Autoridades advertiram que no sul da Baixa Califórnia o furacão pode gerar chuvas de 200 milímetros, com valores superiores nas zonas montanhosas, que podem causar inundações e deslizamentos nas zonas dos Cabos, La Paz, Comondú e Loreto, no mesmo estado.

Além disso, se esperam fortes ondas, de até seis metros, durante o impacto "o que se transforma em uma situação de risco para as atividades recreativas e comerciais, marítimas e litorâneas da entidade, ampliando até as costas de Sinaloa e sul de Sonora".


Furacão avança em direção ao México/ Reuters

Veja no infográfico como se formam os furacões Furacões


Leia mais sobre furacão Jimena

    Leia tudo sobre: furacãojimena

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG