México convoca embaixador em Honduras para consultas

México, 29 jun (EFE).- A Chancelaria mexicana informou nesta segunda-feira que convocou para consultas seu embaixador em Honduras, Ricardo Tarcisio Navarrete, por causa do golpe de Estado e do rompimento da ordem constitucional nesse país centro-americano.

EFE |

A Secretaria de Relações Exteriores disse em comunicado que a partir desta data e até novo aviso, o conselheiro Carlos Ángel Torres García ficará como Encarregado de Negócios da representação mexicana em Tegucigalpa.

O México se uniu aos países que condenaram o "golpe de Estado" em Honduras, e seu presidente, Felipe Calderón, participou hoje em Manágua, na Nicarágua, de um encontro de vários presidentes do Grupo do Rio, reunidos com urgência para abordar a situação hondurenha.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou nesta segunda para o chefe de Estado deposto de Honduras, Manuel Zelaya, para transmitir a ele seu apoio contra o golpe militar que o tirou do poder, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Lula conversou durante quase cinco minutos com Zelaya, e disse estar convencido de que a intensa atividade diplomática iniciada no continente poderá reconduzi-lo ao cargo. EFE gt/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG