Mexicanos começarão retorno às aulas nesta quinta-feira

CIDADE DO MÉXICO - Cerca de 33 milhões de estudantes mexicanos retornarão às aulas a partir desta quinta-feira, afirmou o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, nesta segunda-feira. O anúncio foi feito ao término de uma reunião com o presidente Felipe Calderón e governadores do país.

Redação com EFE |


Clique aqui para ver o infográfico


Em declarações à imprensa, Ebrard explicou que em 7 de maio os universitários e estudantes de escolas preparatórias para a universidade retornarão às aulas. Além disso, a medida se completará em 11 de maio com o retorno de alunos de escolas primárias e creches.

Ainda nesta segunda, ocorrerá uma coletiva de imprensa à qual irão o secretário (ministro) de Saúde, José Ángel Córdova, e outros funcionários do Gabinete que poderiam oferecer mais detalhes da medida, disse à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Saúde.

No entanto, Ebrard antecipou alguns detalhes da medida que afeta alunos mexicanos, ausentes das salas de aula desde 23 de abril passado no Distrito Federal e desde 27 de abril no resto do país.

"Os cursos em universidade e em educação superior começarão em 7 de maio. Em 11 de maio será a vez da educação básica", disse o prefeito, que explicou que o processo ocorrerá por etapas para que haja tempo de preparar os centros estudantis.

O governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto, também presente na reunião, antecipou que foi acordado o início de uma campanha nacional e internacional para tentar reativar a economia mexicana.

Os anúncios foram feitos na manhã desta segunda, após o próprio prefeito Ebrard anunciar que a partir de 6 de maio, os restaurantes da cidade retornarão à atividade, mas sob "algumas normas de saúde".

Das 2.164 mostras de possíveis contágios que foram analisadas no país por laboratórios especializados desde que foi dado o alerta, no dia 23 último, 727 (33,5%) deram positivo para o vírus.


Leia também


Entenda a gripe suína


Gripe suína no Brasil

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG