Mexicano é internado em São Paulo com suspeita de gripe suína

Rio de Janeiro, 26 abr (EFE).- Um mexicano com alguns dos sintomas típicos da gripe suína foi hospitalizado no sábado em um hospital público de São Paulo, confirmaram hoje fontes médicas.

EFE |

"Estamos tratando o caso como uma suspeita apenas por prevenção, mas ainda não há nada confirmado nem evidências de que se trata de gripe suína", disse à agência Efe um porta-voz do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

"O paciente tem os sintomas de gripe, está clinicamente bem e os exames radiológicos no tórax não mostraram nada grave. Provavelmente não está com a gripe suína", diz o chefe do plantão deste domingo no hospital, Edmílson Calore.

Este é primeiro caso de suspeita de febre suína no Brasil. A doença já provocou 22 mortes confirmadas no México e tem casos registrados nos EUA.

Calore explicou que o mexicano, de 30 anos, foi isolado em uma unidade de terapia intensiva como medida de precaução e deve permanecer alguns dias na mesma até que o caso seja esclarecido.

O médico acrescentou que o paciente veio do México, mas que os sintomas só surgiram quando chegou ao Brasil.

O Governo brasileiro anunciou no sábado a criação de um Gabinete Permanente de Emergência para avaliar a evolução do surto de gripe suína que surgiu no México e indicar as medidas preventivas necessárias para evitar que o vírus chegue ao Brasil.

Participam do gabinete representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura.

De acordo com um comunicado divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, até este sábado não existiam evidências de que o vírus da gripe suína em humanos esteja circulando no Brasil e também não "há suspeitas ou registro da doença em animais causada pelo mesmo agente identificado no México ou nos Estados Unidos".

Os sintomas da gripe suína são febre superior a 39°C e de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e de articulações, irritação dos olhos e coriza. EFE cm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG