Meteorologistas americanos prevêem temporada de furacões acima do normal

Miami, 22 mai (EFE).- A temporada de furacões de 2008 no Atlântico pode ficar acima do normal, com a possível formação de entre seis e nove furacões e entre 12 e 16 tempestades tropicais, segundo as previsões divulgadas hoje pelo Governo americano.

EFE |

Na temporada que começa em 1º de junho, e se encerra em 30 de novembro, podem se formar entre dois e cinco furacões de categoria 3, 4 ou 5, as maiores na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai de um a cinco).

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) disseram, em entrevista coletiva em Tampa (Flórida), que há 90% de chances de que a temporada fique próxima ou acima do normal.

Em uma temporada média se formam 11 tempestades e seis furacões, dos quais dois alcançam categorias maiores.

"Esta previsão é uma guia geral para toda a atividade da temporada de furacões. Não assinala onde ou quando alguma dessas tempestades poderia tocar terra. Esse trabalho cabe ao Centro Nacional de Furacões, depois que um sistema se forma", disse o vice-almirante Conrad Lautenbacher, subsecretário para os Oceanos e a Atmosfera da NOAA. EFE so/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG