Meteorologia estende alerta de inundações a Missouri e Kansas

Washington, 27 dez (EFE).- O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos estendeu um alerta de inundações no oeste do Missouri e o sudoeste do Kansas, depois que fortes ventos derrubaram cabos e postes da rede elétrica e deixaram sem energia milhares de casas e lojas, informou hoje a imprensa local.

EFE |

Na manhã de hoje, a empresa Kansas City Power and Light tinha restabelecido o fornecimento elétrico em oito mil lares, e, segundo o jornal "Kansas City Star", espera-se a normalização da maior parte do serviço até esta noite.

"Os danos são bastante estendidos em todo o nosso território de serviço", disse ao jornal Katie McDonald, porta-voz da empresa, que acrescentou que as áreas mais afetadas foram o Condado Johnson e a cidade de Mission.

A empresa, que tem sua sede em Kansas City, fornece eletricidade a cerca de 805 mil clientes, dos quais 600 mil estão na área metropolitana dessa cidade.

As autoridades policiais reportaram inundações em algumas áreas do Missouri, enquanto as tempestades passavam pela região e os meteorologistas advertiram de que as chuvas podem causar o transbordamento de rios.

Ao mesmo tempo, estão previstas chuvas e períodos nos quais a água no solo se congele. A mistura de gelo e chuva fria se acumula mais rápido nas pontes e viadutos elevados, o que interfere com o trânsito de veículos.

O Serviço Meteorológico em Topeka emitiu aviso de chuvas geladas para os condados de Shawnee, Brown, Jackson, Jefferson e Nemaha, no Kansas, o qual inclui as cidades de Topeka e Hiawatha.

O alerta de tempestade de inverno para o sudoeste do Kansas prevê nevascas e vento. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG